Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Kassab: Eu já disse ao Lula que PSD não caminharia com ele nas eleições

9 de fevereiro de 2026

Por Geovani Bucci

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta segunda-feira, 9, que já conversou anteriormente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as eleições de 2026. Nesse encontro, ele teria dito que o seu partido não o apoiaria à reeleição, e que a sigla teria candidatura própria ou apoiaria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Presidência.

“Nunca fechamos questão em relação a nenhum tema, mas nós não vamos caminhar com ele. Eu entendo que nossa proposta é diferente”, disse Kassab. “Tem o nosso respeito essa vontade dele, mas ele sabe – porque eu mesmo já disse a ele – que nós não caminharíamos juntos. Nós vamos ter o nosso caminho.”

O dirigente partidário recordou que a última vez em que se encontrou com Lula foi em um almoço, ao qual levou o senador Otto Alencar (PSD-BA) e Antônio Preto, ex-deputado português do PSD. Segundo ele, o petista convidou os três ministros do partido, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Segundo ele, o encontro foi “muito respeitoso”.

Também secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Kassab explicou que sua preferência por Tarcísio se baseia no fato dele ser chefe do Executivo paulista, o que lhe confere uma “presença nacional muito mais forte”, o que garante uma “velocidade inicial” mais alta na corrida eleitoral.

De acordo com ele, as pesquisas refletem essa diferença: enquanto outros pré-candidatos, Eduardo Leite (PSD-RS), Ronaldo Caiado (PSD-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR), aparecem com porcentuais entre 5% e 13%, em razão da menor visibilidade nacional, Tarcísio largaria em torno de 25%, o que classificou como um diferencial muito expressivo. O líder do PSD ressalvou, no entanto, que o momento para uma candidatura presidencial do governador pode passar.

“Ele é o melhor candidato, o mais bem preparado, governador de São Paulo, faz uma excelente gestão. E, muito possivelmente, o PSD é o único partido que está firme com ele desde o primeiro momento, seja como candidato a governador, seja como candidato a presidente”, continuou Kassab. “É o melhor candidato sob todos os aspectos. Mas, não sendo, o tempo trabalha contra, é evidente.”

Kassab afirmou ainda que a definição da composição da chapa, especialmente em relação ao vice, deve ficar o mais para a frente possível, para permitir uma avaliação mais clara do cenário e do que agrega mais eleitoralmente. Segundo ele, o tempo de televisão deixou de ser um fator decisivo nas eleições, o que faz com que o partido esteja preparado para disputar com chapa pura. Uma eventual aliança, acrescentou, seria uma “novidade” para o PSD.

Contato: geovani.bucci@estadao.com

Veja também