Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Turismo prateado em alta: maturidade impulsiona negócios e experiências no setor de viagens

Por Agência SPIW

15 de outubro de 2025

Para além de viagens e com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a geração 60+ busca empreender após a aposentadoria

Com mais tempo e renda para explorar o mundo, brasileiros acima dos 60 anos respondem por cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, segundo o Ministério do Turismo. De olho nesse público, o chamado empreendedorismo prateado está se consolidando como uma das faces mais promissoras da economia do envelhecimento.

Marco Lisboa, CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas para destinos nacionais e internacionais, tem acompanhado esse movimento do mercado. Com 80 franqueados dentro e fora do Brasil, o público 60+ representa cerca de 20% de seus clientes.

“Percebemos que o idoso tem se tornado cada vez mais protagonista no turismo brasileiro. Essa faixa etária, formada em sua maioria por pessoas acima de 60 anos, busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Muitos aposentados dispõem de mais tempo livre para viajar fora da alta temporada, valorizam o conforto, a hospitalidade e um ritmo de viagem mais tranquilo. Além disso, esse público costuma preferir pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens que oferecem acessibilidade”, diz Marco Lisboa.

Os viajantes da terceira idade buscam principalmente conforto, segurança e experiências enriquecedoras. Esse público valoriza destinos acessíveis, com boa infraestrutura e programação organizada, que oferecem lazer sem exigir grandes esforços físicos. A cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza aparecem entre as preferências, assim como pacotes em grupo, que facilitam a socialização e proporcionam praticidade. Além disso, o custo-benefício e a confiança nos serviços contratados são fatores decisivos para esse perfil de turista.

Para além da experiência de viagem , esse público também tem mostrado interesse em empreender no setor mesmo após a aposentadoria. Na 3, 2, 1 GO!, cerca de 6% dos franqueados são compostos por pessoas acima dos 60 anos, explica Marco:

“O empreendedor 60+ é um ativo estratégico para o mercado. Sua experiência, maturidade e visão de propósito contribuem para negócios mais sólidos, inovadores e sustentáveis. Trabalhar com esse perfil significa unir tradição e inovação, gerando valor para empresas, equipes e sociedade. A bagagem de vida traduzida com sua história e conhecimento traz vivacidade no turismo”, diz o CEO.

Com a expectativa de vida chegando a 77 anos no Brasil e mais de 35 milhões de brasileiros acima dos 60 anos segundo o IBGE, esses idosos estão aproveitando a maturidade e a bagagem de vida para empreender com o objetivo de oferecer consultoria personalizada e criar experiências sob medida para um público semelhante: exigente, experiente e que prefere conforto à correria.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência SPIW

Veja também