Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Delta obtém aval para antecipar contrato de reserva da usina termelétrica William Arjona

25 de agosto de 2025

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 13/08/2025 – A Delta Energia obteve junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) autorização para antecipar o início do fornecimento de energia da usina termelétrica William Arjona, que fica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, uma das vencedoras do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2021.

Inicialmente, o certame previa que as usinas iniciassem o suprimento em julho de 2026. Agora, quatro das cinco unidades geradoras do empreendimento que gera a partir do gás natural atenderão ao sistema já em agosto deste ano. A última o fará a partir de janeiro de 2026.

O contrato vale por 15 anos adicionais ao período de antecipação, com vencimento em 30 de junho de 2041, e viabilizará cerca de 150 megawatts (MW) de disponibilidade de potência para Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Broadcast mostrou, no ano passado, que a Delta avaliava a antecipação a exemplo do que foi feito com a usina Termopernambuco, do Grupo Neoenergia. Até a antecipação, a usina operava na modalidade merchant, ou seja, produz e vende energia apenas no mercado de curto prazo.

A Delta informou que a usina tem passado por modernização de equipamentos e infraestrutura para atendimento ao novo contrato e que este processo foi acelerado nos últimos meses para atender à antecipação, conforme recomendado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em maio.

Por conta da reforma, a Delta solicitou e foi atendida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para suspender a operação comercial da unidade geradora 05 durante as intervenções de manutenção.

O Grupo Delta Energia adquiriu a usina em 2019. A termelétrica tem capacidade instalada de 177 MW, o que equivale ao abastecimento de 50% de uma cidade do porte de Campo Grande quando em operação total.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também