GOTHENBURG, Suécia, 28 de março de 2025 /PRNewswire/ — Enquanto outros estão correndo para a Lua e voltando, o programa espacial das Ilhas Faroe dá um novo e ousado passo na exploração espacial – sem sair da Terra. Um dos maiores fabricantes de rolamentos SKF e a Minesto, empresa de […]
29 de março de 2025
“Imagine um futuro movido pelas marés da Lua. Esse projeto singular ousa sonhar alto e está explorando o potencial da energia renovável das marés. Na SKF, temos orgulho de participar desse projeto realista que coincide com nossos valores e nossa ambição de criar um mundo mais sustentável”, afirma Annika Ölme, Diretora de Tecnologia e Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento Tecnológico da SKF.
Ao longo do ano passado, a SKF e a Minesto foram pioneiras em energia maremotriz usando tidal kites no Oceano Atlântico, nos arredores das Ilhas Faroe. A missão é aproveitar a energia da Lua para fornecer energia previsível e renovável. Após ser lançado com sucesso no oceano, o tidal kite chamado LUNA está voando debaixo d’água, coletando energia da Lua de forma invisível e silenciosa, independentemente do clima. Hoje, apenas alguns dos países com correntes de maré favoráveis estão começando a utilizar todo o potencial da energia gerada pela lua – a fonte de energia renovável mais previsível do mundo.
“Para nós, como uma empresa de desenvolvimento tecnológico, trabalhar com uma empresa industrial global como a SKF é ao mesmo tempo um aprendizado e uma inspiração”, diz Martin Edlund, CEO da Minesto. “A nossa estimativa é de que existam pelo menos mais 3.000 ‘Ilhas Faroe’ aptas a participar do nosso programa espacial. Se todas elas aderirem, a energia lunar poderá substituir toda a capacidade de geração de energia a carvão atualmente em operação no mundo todo.”
A instalação de energia de maré já estabelecida – uma base de energia lunar – dará início ao Programa Espacial das Ilhas Faroe, ancorado firmemente na Terra. O tidal kite Luna tem uma potência nominal de 1,2 MW, o suficiente para abastecer 200 residências com eletricidade durante um ano. A próxima meta é implementar uma nova instalação de energia maremotriz de 200 MW. Isso pode suprir 40% das necessidades de eletricidade previstas para 2030, fornecendo eletricidade renovável para os 50.000 habitantes e 70.000 ovelhas da pequena e remota nação insular. Explorar o poder das marés é um trabalho conjunto com a empresa de energia Sev:
“Nossa meta é atingir 100% de geração de eletricidade renovável até 2030 e acreditamos que a energia maremotriz pode se tornar uma parte vital dessa jornada”, diz Hákun Djurhuus, CEO da empresa de eletricidade das Ilhas Faroé Sev.
A SKF foi contratada para projetar os sistemas de rolamentos e vedação para os lemes e elevadores dos tidal kites. O sistema de software da SKF calcula, por exemplo, a vida útil nominal do rolamento e estima as emissões de CO2, o que torna possível comparar diferentes soluções não apenas pelo aspecto técnico, mas também pelo ponto de vista da sustentabilidade.
“A colaboração entre setores é essencial para o progresso. Juntamente com a Minesto, estamos demonstrando como a tecnologia e a inovação podem incentivar a transição para a energia renovável”, afirma Annika Ölme, Diretora de Tecnologia e Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento Tecnológico da SKF.
Ao classificá-lo como um programa espacial (que nunca sai da Terra), os parceiros pretendem enfatizar a importância de explorar formas de aproveitar a energia da Lua para gerar energia renovável com a força das marés – em meio a uma nova corrida espacial em que muitos estão discutindo o potencial de extrair recursos do espaço e de outros planetas.
Informações resumidas sobre energia maremotriz e oceânica:
Fonte:
World Energy Outlook 2024
Ocean energy – Comissão Europeia
Minesto | Ocean energy
Dashboard – Global Energy Monitor “Capacidade de energia a carvão de 610 GW em desenvolvimento”
Saiba mais sobre o programa espacial das Ilhas Faroe
Aviso Legal
A missão da empresa de energia SEV das Ilhas Faroe, de atingir 100% de energia renovável até 2030, não é indicativa do impacto total da cadeia de suprimentos do produto apresentado.
Calculado em uma residência modelo com um consumo de energia de 17.000 kWh/ano. Para obter dados sobre o consumo médio, consulte as fontes específicas do país, como a Vattenfall.
Aktiebolaget SKF
(publ)
Desde 1907, a SKF fabrica alguns dos rolamentos, vedantes, sistemas de lubrificação, soluções de monitoramento de condições e serviços mais inovadores do mundo para reduzir o atrito. Menos atrito implica em mais economia de energia e, ao reduzi-lo, tornamos o setor mais inteligente, mais competitivo e mais eficiente em termos de energia, desenvolvendo um futuro mais sustentável em que todos nós podemos fazer mais com menos. A SKF está presente em aproximadamente 130 países e possui cerca de 17.000 distribuidores em todo o mundo. As vendas anuais em 2024 foram de 98.722 milhões de coroas suecas e o número de funcionários chegou a 38.743. skf.com
® SKF é uma marca registrada do SKF Group.
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2651203/SKF.jpg
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/um-programa-espacial-que-nunca-sai-da-terra-302414006.html
FONTE SKF
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também