Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
Por Agência SPIW
15 de outubro de 2025
Automação financeira aumenta eficiência, reduz custos e melhora experiência de compra
O varejo físico brasileiro vive um novo ciclo de transformação digital. Depois de competir com a força do e-commerce, as lojas têm apostado na integração entre meios de pagamento e sistemas de gestão ( ERPs ) como ferramenta estratégica para ganhar eficiênci a e previsibilidade. Conectar pagamentos digitais, como o Pix, diretamente ao ERP elimina processos manuais, acelera a conciliação de vendas e permite controle em tempo real do fluxo de caixa e do estoque.
O movimento ocorre em um cenário de expansão tant o do varejo quanto da tecnologia. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado nacional de software deve crescer 9,5% até o fim de 2025, superando a média global de 8,9%. Já o comércio varejista, segundo o Instituto Bras ileiro de Geografia e Estatística – IBGE, alcançou em fevereiro deste ano o maior nível de vendas desde 2000, com avanço de 0,5% frente a janeiro e crescimento acumulado de 3,6% em 12 meses.
Na prática, a integração traz ganhos imediatos. Tarefas como bai xa de boletos, atualização de estoque e conciliação manual de pagamentos são substituídas por processos automáticos. “Quando o pagamento é feito via Pix, a informação entra diretamente no ERP. Isso significa menos retrabalho, menos erros operacionais e mai s velocidade na tomada de decisão”, afirma Leandro Fiúza, CEO da SaqPay, plataforma especializada em soluções digitais para o varejo.
Principais ganhos para o varejo físico
A próxima fronteira
Segundo o Banco Central, mais de 15,2 milhões de empresas já utilizam o Pix no Brasil. A expectativa é que a integração com ERPs ganhe tração com a chegada de novas funcional idades, como Pix Automático, voltado para cobranças recorrentes e Pix por Aproximação, que deve trazer mais conveniência às lojas físicas. Para especialistas, essa combinação representa a próxima fronteira da transformação digital no varejo.
“O pagamento deixa de ser apenas uma etapa da venda e se torna uma estratégia de negócios. A integração permite que o lojista, seja pequeno ou grande, tenha eficiência de gestão e competitividade em um setor de margens cada vez mais apertadas”, reforça Fiúza.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência SPIW
Veja também